Mestrados
O DME produz engenheiros e matemáticos capazes de aplicar técnicas e conhecimento a um vasto leque de problemas, capazes de se adaptarem facilmente aos rápidos
avanços tecnológicos que se verificam diariamente na indústria.
Mestrado em Engenharia de Informática
Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Redes
Mestrado em Engenharia Civil
Mestrado em Matemática
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
A Engenharia Informática está actualmente presente em todas as áreas essenciais ao progresso económico e social. Quer seja a desenvolver ferramentas
de visualização de informação, sistemas de controlo de tráfego aéreo ou escalonamento de ambulâncias, é uma engenharia
com um determinante impacto sobre as decisões que afectam o nosso quotidiano. É uma actividade colaborativa, interdisciplinar, que requer competências transversais
a nível da gestão, tecnologia, liderança e imaginação.
Os engenheiros informáticos formados pelo DME terão a capacidade de:
- Conceber, modelar, desenvolver, operar e manter aplicações informáticas, sistemas de informação, arquitecturas computacionais
e redes de dados;
- Lidar com complexidade e abstracção, sendo capazes de se adaptar facilmente às mudanças tecnológicas constantes nesta área.
Carreiras
- Serviços: banca, seguros, turismo, cultura, entretenimento;
- Indústria: planeamento, concepção, produção e manutenção de sistemas de software e hardware;
- Administração pública: central, regional e local;
- Criação do próprio emprego: apoios governamentais e comunitários à inovação e empreendedorismo, grande viabilidade económica
e potencial de sucesso e crescimento.
Director
Paulo Nazareno Maia Sampaio
Telefone: +351 291705291
Email: psampaio(at)uma.pt
Documentos
Plano de Estudos
1º Semestre |
2º Semestre |
|
Aplicações Centradas em Redes |
Arquitectura de Sistemas de Informação |
Desenho e Implementação de Software |
Sistemas Distribuidos |
Arquitecturas de Software |
Desenvolvimento Centrado nos Utilizadores |
Segurança em Sistemas de Comunicação |
Sistemas de Apoio à Decisão |
1º Ano |
|
Opção (Informática) |
Opção (Livre) |
Projecto / Estágio / Dissertação |
2º Ano |
Os especialistas em Engenharia de Telecomunicações e Redes estão vocacionados para a análise, especificação,
projecto, industrialização,
comercialização e utilização de produtos e serviços que utilizam tecnologias como a electrónica, as telecomunicações
e redes de computadores como base e as tecnologias de informação como suporte.
Os Engenheiros de Electrónica e Telecomunicações do DME estarão habilitados a:
- Desempenhar funções de planeamento e projecto dos Sistemas de Telecomunicações, da Engenharia de Redes de Comunicação,
Electrónicos (analógicos e digitais) e Processamento de Sinal;
- Desempenhar funções técnicas de implementação e manutenção de sistemas de informação;
- Promover a investigação e o desenvolvimento tecnológico aplicado em Sistemas de Telecomunicações e Redes de Computadores.
Carreiras
- Serviços: banca, seguros, turismo, cultura, entretenimento;
- Indústria: planeamento, concepção, industrialização e operação de sistemas de telecomunicações e redes;
- Administração pública: central, regional e local;
- Criação do próprio emprego: apoios governamentais e comunitários à inovação e empreendedorismo, grande viabilidade económica
e potencial de sucesso e crescimento.
Director
José Manuel Rocha Teixeira Baptista
Phone: +351 291705301
Email: jmb(at)uma.pt
Documentos
Plano de Estudos
1º Semestre |
2º Semestre |
|
Comunicações Digitais |
Comunicações Moveis |
Gestão de Sistemas e Redes |
Análise Projectos e Investimentos |
Segurança em Sistemas de Comunicação |
Tecnologias Avançadas de Redes |
Comunicações Ópticas |
Opção (Informática ou Electrónica) |
1º Ano |
|
Opção
(Redes) |
Opção (Telecomunicações) |
Projecto / Estágio / Dissertação |
2º Ano |
A Engenharia Civil tem um papel significativo na construção da sociedade moderna com um futuro sustentável. Lida com o projecto, construção,
gestão e manutenção das infra-estruturas de que a sociedade depende. Além dos edifícios onde vivemos e trabalhamos e das estradas e pontes
que utilizamos diariamente, a sociedade também depende dos engenheiros civis para o fornecimento de água potável, energia, gestão dos resíduos
e protecção do meio ambiente.
Os engenheiros civis formados pelo DME terão a capacidade de:
- realizar obras eficientes e esteticamente aceitáveis, com a aplicação de métodos científicos, através de uma gestão
equilibrada dos recursos disponíveis;
- estar preparados para a aprendizagem ao longo da vida, a qual permitirá fortalecer as suas capacidades de resolver, com sucesso e eficácia, os desafios que
a evolução da sociedade inevitavelmente colocará.
Carreiras
- Profissão liberal e em gabinetes de estudos e projecto;
- Firmas de construção e nos serviços da Administração Central e Regional;
- Actuação em áreas tão diversas como o projecto de estruturas, a execução de obras de edifícios, geotecnia e fundações,
hidráulica e vias de comunicação; o planeamento regional e urbano, a sustentabilidade e os impactos ambientais, sem esquecer as preocupações
emergentes com a recuperação do património edificado e o reforço estrutural de pontes e viadutos, que constituem um dos principais mercados da
indústria da construção na Europa.
Contacto
Phone: +351 291705280
Email: secret-dme(at)uma.pt
Documentos
Plano de Estudos
1º Semestre |
2º Semestre |
|
Betão Armado I |
Fundações e Estruturas de Suporte |
Instrum. e Observação de Obras |
Opção (Livre) |
Betão Armado II |
Mecânica Computacional |
Dinâmica das Estruturas |
Opção (Livre) |
1º Ano |
|
Dimensionamento Estrutural |
Organização e Gestão de Obras |
Projecto / Estágio / Dissertação |
2º Ano |
A Matemática é uma disciplina vasta, teórica, que forma a base da maioria da actual ciência e tecnologia. Os matemáticos são profissionais
muito particulares que podem conduzir a sua carreira em inúmeros lugares.
Os especialistas em matemática formados pelo DME estão particularmente aptos a:
- Desempenhar funções de modelação, tratamento e análise de dados e assessoria em projectos de decisão nos quadros de
empresas das mais variadas naturezas;
- Seguir uma carreira mais virada para a investigação, como a universitária;
- Leccionar Matemática.
Carreiras
- Desempenho de funções técnicas, ou de assessoria em gabinetes de planeamento ou gestão corrente de empresas, em especial nas áreas
da banca, seguros e serviços, desempenho de funções de técnico superior em gabinetes de estudos de instituições públicas,
desempenho de actividades que envolvam o tratamento matemático de grandes volumes de informação, quer no âmbito de construção
de modelos quer em problemas de previsão e investigação.
Director
Margarida Maria Coelho Ribeiro de Faria
Phone: +351 291705153
Email: mfaria(at)uma.pt
Documentos
Plano de Estudos
1º Semestre |
2º Semestre |
|
Análise Funcional Avançada |
Complementos de Estatística |
Opção (Matemática) |
Opção (Livre) |
Séries Cronológicas e Previsão |
Processos Estocásticos |
Opção (Matemática) |
Opção (Livre) |
1º Ano |
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Matemática e Aplicações às Outras Ciências Mathematics |
Análise de Dados Multivariados |
Estágio / Dissertação |
2º Ano |
O Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário visa formar professores de Matemática para estes níveis de ensino.
Estrutura curricular
- Formação na área de docência da Matemática (7,5 ECTS)
- Formação Educacional Geral (30 ECTS)
- Formação em Didáctica Específica (30 ECTS)
- Iniciação à Prática Profissional (52,5 ECTS)
O mestrado em Ensino da Matemática no 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário tem a duração de 2 anos. O curso culmina com a defesa de um relatório sobre uma unidade curricular realizada durante a prática de ensino supervisionada.
Carreiras
- Desempenho de funções no Ensino Básico e no Secundário, entre outras.
Director
Elsa Maria dos Santos Fernandes
Phone: +351 291705167
Email: elsa(at)uma.pt
Documentos
Plano de Estudos
1º Semestre |
2º Semestre |
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Didáctica da Matemática I Mathematics Didactics I |
Ciências da Educação I Educational Sciences I |
Ciências da Educação II Educational Sciences II |
Iniciação à Prática Profissional I Initiation of Professional Practice I |
Didáctica da Matemática II Mathematics Didactics II |
Ciências da Educação III Educational Sciences III |
Ciências da Educação IV Educational Sciences IV |
Iniciação à Prática Profissional II Initiation of Professional Practice II |
1º Ano |
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Didáctica da Matemática III
Mathematics Didactics III |
Didáctica da Matemática IV
Mathematics Didactics IV |
Opção (Matemática)
Option (Mathematics) |
2º Ano |
Prática de Ensino Supervisionada (incluindo Relatório)
Supervised instructional practices (including Report) |
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